Blog

Por que escolher a TIQS para otimizar o gerenciamento de vulnerabilidades da sua empresa?

Por que escolher a TIQS para otimizar o gerenciamento de vulnerabilidades da sua empresa?

Os ataques virtuais trazem uma crescente preocupação para a organizações. Gestores da alta administração encontram cada vez mais o desafio de oferecer segurança cibernética para as empresas por meio do gerenciamento de vulnerabilidades. 

Nesse contexto, o papel de muitos profissionais de TI é exatamente evitar que esses ataques aconteçam, fazendo com que a busca por ferramentas adequadas e inovadoras se intensifique para proteger os dados corporativos. 

Nós sabemos como é ter esse tipo de responsabilidade e desenvolvemos este texto exatamente para explicar tudo o que você precisa saber sobre gerenciamento de vulnerabilidades, além de trazer as melhores soluções para o seu caso. 

Confira agora o conteúdo completo!  

Qual a importância do gerenciamento de vulnerabilidades para a empresa?  

Ambientes 100% seguros de ameaças não existem, sendo extremamente necessário zelar para que os riscos de invasão cibernética sejam mitigados e controlados, exatamente para dar mais segurança às empresas como um todo. 

Assim, a gestão de vulnerabilidade aparece como um tipo de técnica de identificação e análise para classificar e tratar sistemas vulneráveis. Esse processo de tratamento funciona por meio da correção de fraquezas, inserção de práticas mais controladas e minimização de impactos causados no ambiente. 

Uma gestão desse tipo consiste de avaliações periódicas para que seja possível determinar as principais mudanças ocorridas desde a última checagem. Dessa maneira, é possível medir a progressão, ou regressão em relação à segurança de acordo com os riscos que determinada organização está submetida. 

Geralmente, essas análises são realizadas por ferramentas específicas capazes de coletar informações para esse fim. Os aplicativos utilizados nesse processo são excelentes para profissionais de TI que precisam evitar ataques cibernéticos. 

Para que você tenha uma ideia da importância de tais soluções, em 2021, foi realizado um levantamento, por meio do relatório de segurança virtual do Project Zero do Google, que detectou 58 vulnerabilidades em dispositivos de empresas como Microsoft, Apple e Google. Se grandes corporações como essas necessitam de um gerenciamento de vulnerabilidade rigoroso, imagine as organizações menores.  

Como as vulnerabilidades podem ocorrer?   

Para compreender melhor o gerenciamento de vulnerabilidade, é necessário que caracterizemos os aspectos vulneráveis que uma organização pode apresentar. 

De acordo com o levantamento da ISO 27.000, a portaria que define os Sistemas de Gestão de Segurança da Informação, são vulnerabilidades aquelas fraquezas que podem ser potencialmente exploradas por um ou mais tipos de ameaças. 

Nesse sentido, essas fraquezas podem aparecer desde a concepção, implementação, ou, até mesmo, durante a configuração e operação de um ativo. Elas podem ser geradas nas empresas por meio de falhas humanas, desatualização tecnológica e ataques mal-intencionados. 

Abaixo listamos as vulnerabilidades mais comuns. Confira!  

Físicas e naturais   

Essas primeiras vulnerabilidades estão relacionadas com o ambiente em que a empresa está localizada. As físicas tratam do perímetro de localização, instalações elétricas, permissões de acesso, além da segurança no armazenamento de documentos. 

Já as vulnerabilidades naturais estão conectadas aos desastres como incêndios, inundações, descargas de energia, entre outros fenômenos que, mesmo não sendo totalmente controláveis, merecem a implantação de planos para sua mitigação.  

Falhas humanas  

As falhas humanas são erros de atenção, falta de conhecimento, ou até comportamentos mal-intencionados dos próprios colaboradores. Existem também diversos casos de usuários internos que, por desinformação, abrem arquivos maliciosos que vêm a comprometer o sistema por meio de invasões e roubos de dados. 

Assim, é muito importante que a empresa se resguarde e ofereça treinamentos de conscientização aos colaboradores, alinhando os procedimentos de acordo com a política de segurança interna e, até mesmo, punindo por meio de sanções disciplinares.  

Mídias digitais  

As vulnerabilidades relacionadas às mídias digitais são aquelas nas quais pendrives, HDs externos, celulares, entre outros dispositivos, são capazes de causar prejuízos, como invasões ou perda de dados. 

Saiba que a utilização desses dispositivos móveis pode acabar com a confidencialidade e integridade dos sistemas, o que resulta na falta de disponibilidade dos mesmos, comprometendo também a segurança da informação.  

Programas desatualizados  

Utilizar softwares desatualizados pode causar grandes falhas de segurança e expor o negócio a diversas vulnerabilidades desnecessárias. Isso acontece porque todos os aplicativos que rodam em uma empresa devem ser protegidos e atualizados constantemente, pois a velocidade em que os cibercriminosos encontram brechas nos programas é alta e eles necessitam de atualizações que reforcem a segurança.   

Estrutura e configuração  

Mesmo com a atualização constante dos softwares de uma empresa, existem falhas capazes de comprometer e trazer vulnerabilidades aos sistemas por meio da própria infraestrutura de rede ou de hardware. 

Assim, configurar errado os servidores, não ativar o firewall e o antivírus, deixar de realizar backups, assim como não ter controle de acessos de usuários e deixar de contratar os profissionais adequados para esse fim, trazem vulnerabilidades e atraem cibercrimes. 

Como a TIQS pode melhorar o gerenciamento de vulnerabilidades?   

Como vimos até aqui, é essencial que a sua empresa invista no gerenciamento de vulnerabilidade digital de maneira eficaz, exatamente para impedir riscos ao sistema. 

A TIQS é uma corporação que trabalha com equipes de alta performance, utilizando tecnologias inovadoras e de primeira linha para proporcionar um novo modelo de segurança à sua empresa. 

Buscamos compreender as particularidades dos clientes para oferecer ferramentas adequadas, que otimizam cada processo interno. Nós fazemos questão de fornecer projetos exclusivos e adaptados a todos os detalhes que a sua empresa necessita, além de oferecer soluções que potencializam os resultados. 

Somente a TIQS traz o serviço de proteção SEC (Security-as-a-Service – SECaaS), que fornece a segurança necessária à sua empresa por meio do nosso BITARMOR. 

Veja abaixo os 5 módulos complementares que o BITARMOR oferece para o seu negócio: 

  • Visibilidade e Compliance: faz toda a gestão de vulnerabilidade de ativos de TI; 
  • App Armor: protege aplicativos móveis, sites e portais críticos; 
  • Data Armor:  realiza o gerenciamento de dados de maneira segura e com alta capacidade de armazenamento local ou Cloud; 
  • Code Armor: oferece segurança adicional aos aplicativos e impulsiona a economia dos mesmos. 
  • Threat Intelligence: acaba com a exposição do seu negócio no submundo da internet. 

Você acabou de aprender tudo sobre gerenciamento de vulnerabilidade e sabe como a TIQS pode ajudar na cibersegurança da sua empresa. Não se esqueça, somos referência no mercado, temos mais de 10 anos de atuação e fornecemos a ferramenta ideal para otimizar a sua gestão. 

Acabe com as invasões de sistemas da sua empresa, entre agora em contato com a TIQS!