O desenvolvimento seguro de softwares — Ciclo de Desenvolvimento Seguro ou SDL — é um dos aspectos mais importantes que devem ser observados durante um projeto. Afinal, a falta de segurança é uma das maiores dores de cabeça que um gestor pode enfrentar, já que vulnerabilidades são capazes de causar muitos prejuízos ao negócio.
Saiba que a segurança no desenvolvimento de software é mais ampla e envolve vários fatores. Assim, dar a devida relevância para essa área permitirá que seu negócio se desenvolva no longo prazo, impulsionando o seu crescimento. Leia mais sobre a importância do desenvolvimento seguro de softwares e as 6 principais etapas para garanti-lo!
Por que se preocupar com o desenvolvimento seguro de seus projetos?
Primeiro, você e os demais líderes precisam entender a necessidade de priorizar a segurança enquanto desenvolvem aplicativos, soluções e outros serviços.
Uma das principais razões é o fato do volume de ciberataques estar crescendo aceleradamente nos últimos anos. Segundo a CisoAdvisor, o Brasil registrou um aumento de 94% de tentativas de ataques em comparação ao mesmo período do ano anterior, entre janeiro e julho.
O desenvolvimento seguro de softwares funciona como uma camada de proteção extra contra esses ataques cibernéticos ao eliminar ao máximo as vulnerabilidades de seus projetos. Isso traz muitas vantagens para seu negócio, como:
- Minimização dos riscos de invasão, vazamento de dados e outras ameaças;
- Atendimento à legislação de proteção de dados, evitando multas e problemas legais;
- Diminuição de retrabalho e necessidade de revisar o código continuamente em busca de falhas;
- Aumento da confiança do mercado de forma geral, incluindo parceiros, clientes, investidores e outros.
Por outro lado, negligenciar o assunto aumenta muitos riscos do negócio, já que é possível deixar passar despercebidas vulnerabilidades capazes de serem exploradas por hackers. Imagine que alguma falha no código permita que um criminoso subtraia informações do programa e as utilize para obter dados pessoais e sensíveis.
Desenvolvimento seguro de softwares: o que levar em conta
O tema pode ser considerado bastante amplo, além de existirem diversos fatores que você deve considerar para proteger seus aplicativos. Assim, nos tópicos seguintes, listamos e explicamos os 6 passos indispensáveis que devem estar presentes em todo desenvolvimento seguro.
1 – Tenha cuidado ao escolher o método de transferência de dados
Garanta que a forma de transferência de dados entre soluções e plataformas seja segura. A finalidade dessa dica é impedir que cibercriminosos consigam interceptar a transmissão e obtenham dados sensíveis. Por exemplo, uma medida que pode ser tomada é a criptografia de dados, fazendo com que as informações se tornem ilegíveis para os hackers.
Uma ferramenta que encontra vulnerabilidades no API também pode ajudar nesse aspecto.
2 – Adote um método de desenvolvimento seguro de softwares em todas as fases do projeto
Existem diferentes métodos de desenvolvimento que podem ser aplicados de forma mais tradicional ou ágil. Mas é necessário escolher o método que se encaixe na sua rotina, bem como que você consiga adaptá-lo para implementar práticas de segurança.
Seja qual for o método adotado, é importante que os engenheiros de software e o time de segurança possam encontrar falhas de segurança facilmente.
Outra observação que precisa feita diz respeito ao fato de que eventuais vulnerabilidades devem ser resolvidas de forma imediata para evitar retrabalhos posteriormente. Essa segurança também deve dizer respeito a um ambiente de desenvolvimento seguro, com uma infraestrutura de TI que minimize os riscos. Por exemplo, você deve manter o local limpo, organizado e com acesso controlado para garantir que pessoal sem autorização não entre onde estão seus ativos de TI.
3 – Cheque o seu código-fonte em busca de possíveis erros
Invista na constante revisão do código, que pode ser feita tanto por conferências manuais como ferramentas que automatizam essa atividade, o que também traz mais eficiência para sua equipe.
Atualmente é possível aplicar testes enquanto os desenvolvedores escrevem suas linhas de código. Isso é chamado de DevSecOps, conceito em que a segurança é tratada com a mesma prioridade que tarefas de desenvolvimento e operações.
4 – Faça testes de vulnerabilidade em seu projeto
Aplique continuamente testes de vulnerabilidade e de penetração no código-fonte do seu projeto para encontrar pontos falhos. Esses testes também devem ser aplicados continuamente após a entrega do aplicativo e enquanto novas funcionalidades são desenvolvidas. Essa prática minimiza as chances de que novas falhas surjam ou que elas sejam perpetuadas a longo prazo.
5 – Documente o seu software
Documente todo o processo de desenvolvimento de software para verificar e garantir a qualidade do procedimento. Você também pode monitorar se as práticas de segurança estão sendo adequadamente aplicadas, e no final do projeto revisar todas as etapas realizadas para encontrar pontos de melhoria e pensar em otimizações para seu processo.
A documentação deve ser objetiva, bem estruturada e clara. Isso facilita identificação e entendimento dos processos por todos os envolvidos no processo.
6 – Conte com uma solução que auxilie no processo
Existem soluções especializadas e de ponta capazes de contribuir diretamente para o desenvolvimento seguro de softwares. Uma delas é o Bit Armour, que entrega diferentes módulos voltados à segurança.
Nessa ferramenta, há o módulo Code Armour, que assegura o desenvolvimento e a implementação segura dos seus projetos. Com isso, você consegue impulsionar a economia dos aplicativos, otimização do processo e proteção dos seus projetos.
Ainda há outros recursos que podem ser contratados e independentes, possibilitando que você maximize seu custo-benefício. Essa modularidade possibilita customizar a ferramenta para se encaixar perfeitamente na sua empresa.
O desenvolvimento seguro de softwares é um requisito para que você entregue soluções com segurança para seus clientes, evitando riscos e insatisfação. No entanto, em muitos casos, precisará de uma consultoria de TI de qualidade. Seu parceiro deve analisar as características do seu negócio, personalizar as soluções e entregar a ideal para seus projetos.
Quer uma consultoria de TI de qualidade? Conheça os benefícios de se contar com a TIQS!