22 ferramentas de Analytics e Business Intelligence que você precisa conhecer

ferramentas-de-analytics

Os dados já fazem parte do dia a dia das empresas. Utilizá-los de forma inteligente pode fazer toda a diferença no processo de tomada de decisões, garantindo mais segurança e apoiando escolhas adequadas para o seu negócio.

O Business Intelligence é uma das formas de utilizar informações de forma estratégica dentro das empresas. Neste artigo, além de explicar o conceito de BI você vai descobrir quais são os seus benefícios e conhecer algumas das principais ferramentas de analytics disponíveis no mercado. Confira!

BI é a sigla para Business Intelligence, que pode ser traduzido livremente como “Inteligência de Negócios”. Ele abrange todos os setores do negócio e tem o propósito de auxiliar na gestão. Na prática, representa um conjunto de metodologias, processos e tecnologias que são utilizados com o escopo de transformar dados em informações. Mas o que isso significa?

O que é BI?

Basicamente, o BI aplica técnicas e ferramentas que ajudam a organizar dados de tal forma que eles se transformem em informações que vão servir de suporte para a tomada de decisões.

Isso ocorre por meio de agrupamento, organização e explicação de informações que possam trazer vantagens competitivas para a empresa. O seu objetivo central está focado em auxiliar no processo de interpretação e análise de dados, identificando oportunidades e/ou riscos.

Quais os benefícios do Business Intelligence?

Para se manter competitivas, as empresas precisam aplicar ferramentas de BI. Isso tem se tornado fundamental nos dias de hoje, já que garante velocidade e eficiência na tomada de decisões, o que representa qualidade e otimização de processos.

As ferramentas de Business Intelligence podem auxiliar, por exemplo, na identificação da mudança de comportamento dos consumidores e na observação de tendências. Isso permite ao empresário visualizar oportunidades de negócio que originam desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Entre as informações geradas, podemos destacar: possibilidade de analisar quais são os clientes que mais compram, quando compram, quais geram maior rentabilidade e as curvas de consumo do negócio.

Essas características se traduzem em vantagens para a organização empresária:

  • permite que o gestor conheça melhor o seu negócio;
  • qualifica o processo de tomada de decisão, já que, com o BI, ele é baseado em evidências;
  • facilita o acesso a informações que dão suporte à gestão;
  • permite a análise de informações em tempo real;
  • reduz o risco de problemas;
  • traz resultados corretos e rápidos;
  • identifica oportunidades de vendas;
  • possibilita respostas mais rápidas;
  • aumenta a competitividade;
  • traz informações valiosas sobre o comportamento de seus clientes.

Conheça 22 ferramentas de Analytics e BI

A seguir, selecionamos 22 ferramentas de BI para que você conheça mais sobre o assunto e comece a analisar a possibilidade de aplicar a inteligência de negócios na sua empresa. Confira!

1. Tableau

O Tableau é uma ferramenta muito simples e de fácil operação. O seu uso é indicado especialmente para captação, visualização e análise de dados. Ela é gratuita para uso pessoal e traz uma seleção de integrações como Analytics, Excel, MySQL, Oracle, Salesforce, entre outras.

Com dashboard de fácil gestão e uso intuitivo, o Tableau permite uma análise simples e rápida. Pode ser uma ótima opção para quem quer começar a conhecer o universo do BI.

2. SiSense

Disponível on-premise e na nuvem, o SiSense oferece soluções para diferentes setores de uma empresa: financeiro, vendas, marketing, recursos humanos, serviço de atendimento ao cliente, departamento de logística e TI.

Cobrindo banco de dados, ETL, Analytics e visualização, ele também oferece ferramentas de análise para usuários que estão fora da empresa, incorporando-as em aplicativos web.

3. Power BI

O Microsoft Power BI é uma ferramenta com o conceito de self-service, no qual o usuário pode criar relatórios, gráficos e dashboards de acordo com as suas necessidades.

Se destaca por permitir a captação de insights em tempo real, trazendo liberdade na criação de dashboards e campanhas, permitindo a visualização avançada de dados, com plataforma em nuvem, opções de integração e uma interface simples e amigável.

4. SAP

A SAP é uma ferramenta robusta indicada principalmente para empresas de grande porte. Ela permite análise preditiva em tempo real com vantagens como: flexibilidade para gerenciar os dados, resultados transparentes e de fácil acesso, arquitetura de banco de dados simplificada, estruturação em módulos e integração simples com várias plataformas.

5. SAS Visual Analytics

O SAS Visual Analytics permite ao usuário escolher uma variável e visualizar quais elementos de seus dados influenciam essa variável e de que maneira. Os recursos se estendem ainda para: extração de dados de mídias sociais, geração automática de gráficos, mapeamento e preparação de dados.

6. Adobe Analytics

Ferramenta bem completa, o Adobe Analytics permite ao usuário ter acesso a uma análise preditiva de alta qualidade. Ainda, cria relatórios dinâmicos e versáteis, tem alta conexão com fontes de diferentes origens, gera insights em tempo real e detalha previsões de resultados de acordo com diferentes decisões.

7. Qlikview

Uma ferramenta de BI muito poderosa, o Qlikview tem foco na segurança dos dados e precisão dos resultados. Entre suas principais características estão: integração com várias fontes de dados, interfaces flexíveis, capacidade de carregar diferentes tipos de arquivos, segurança garantida e liberdade ao usuário.

8. ThoughtSpot

O ThoughtSpot permite que qualquer usuário, mesmo sem conhecimento técnico, realize uma pesquisa de análise de dados de autoatendimento. A ferramenta apresenta uma abordagem que está relacionada à análise visual e capacidade de integração, preparação e pesquisa de uma quantidade elevada de dados.

Segundo informações da própria desenvolvedora, ela afirma poder responder em segundos a uma pesquisa com bilhões de dados.

9. Oracle BI

Outra opção robusta disponível no mercado, o Oracle BI permite acessar insights valiosos para o negócio, criando dashboards dinâmicos, carregando um volume de dados considerável e permitindo também a programação de alertas com relação a comportamento de dados.

10. Salesforce

Ferramenta ágil e dinâmica, o Salesforce se destaca por trazer insights precisos e detalhados, com integração de dashboards, modelos de análise rápidos e previsões mostradas diretamente na interface de análise.

11. Slemma

Indicado para pequenas e médias empresas, o Slemma é uma ferramenta que permite monitorar indicadores chave de desempenho, aprimorando o processo de tomada de decisões, atraindo novos clientes e fidelizando os atuais.

Entre as suas funcionalidades de destacam o painel personalizável, painéis públicos e privados, análise preditiva de dados, análise de lucratividade, emissão de relatórios pontuais e quadros de resultados.

12. Qlik Sense

Uma ferramenta democrática, o Qlik Sense permite que qualquer pessoa acesse os dados — desde que a política corporativa de governança de dados assim autorize. Trata-se de uma ferramenta de autoatendimento com versões em nuvem e on-premise.

13. Zoho Analytics

A Zoho Analytics é outra opção interessante de ferramentas com análise profunda de dados. Pode ser sincronizada com diversas fontes, permitindo rápida captação de dados. O seu uso é sinônimo de agilidade e produtividade para a empresa.

14. Looker

O Looker é uma ferramenta permite que os usuários explorem os dados de forma livre ao mesmo tempo que ajuda os usuários que não sabem como fazer essa análise.

15. Domo

Uma plataforma que pode ser moldada de acordo com as necessidades de cada negócio. Além da sua adaptabilidade ela traz insights facilitados, o Domo oferece métricas em tempo real, tem configurações de automação simplificadas e facilidade para escalar diferentes níveis de serviço.

16. Google Data Studio

Plataforma completa que está totalmente integrada às ferramentas da empresa, o Google Data Studio ajuda a criar gráficos e relatórios, atualizar dados em tempo real e permite a integração de usuários.

17. Board

O Board oferece um conjunto completo de serviços de BI com a possibilidade de personalização nas tarefas, planejamento e análise, acesso a variadas fontes de dados e centralização do BI, gestão de performance e análise de negócios em um único lugar.

18. Dundas BI

Se adaptando às habilidades do usuário, o Dundas BI pode ser utilizado tanto por usuários avançados como usuários padrão. Permite a extração de dados do Google Analytics, Snowflake e Salesforce Pardot, entre outros.

19. IBM Watson Analytics

Uma das ferramentas de BI mais conhecidas do mercado, o IBM Watson Analytics trabalha com tecnologia na nuvem. Entre suas principais características estão: análise de dados de forma fácil, rápida e confiável, intreface simples e qualidade das informações.

20. BIRT

O BIRT é uma plataforma totalmente personalizável de acordo com as necessidades da empresa. Entretanto, é importante destacar que — por ter acesso livre — não oferece serviço de suporte técnico.

21. Jaspersoft

O Jaspersoft é um gerador de relatórios que funciona na nuvem e oferece dinamismo para os usuários. Ele permite criar layouts usando gráficos entre outros recursos visuais. Outra característica interessante é que ele pode ser acessado por diferentes dispositivos como tablet e smartphone.

22. Project BI

Direcionada para o atendimento das necessidades do gestor de projetos é permite que o usuário determine os projetos mais rentáveis para a organização, o Project BI facilita a identificação de gargalos e otimiza a gestão do negócio.

Conheça mais sobre as ferramentas de Analytics e BI

A TIQS é uma consultoria em TI que tem o objetivo de fornecer soluções adequadas para diferentes tipos de negócios. Ajudamos os gestores que estão em busca de uma ferramenta de BI a identificar qual é a melhor opção com base em suas necessidades.

Quer saber qual ferramenta de Analytics e Business Intelligence melhor atende às demandas da sua empresa? Entre em contato com a TIQS e solicite o suporte de um profissional especializado.