Nos últimos anos, o movimento de popularização e expansão do uso de smartphones e da internet por um número considerável de usuários, fez com que o tema segurança de aplicações móveis ganhasse ainda mais relevância.
Hoje, cresce de forma exponencial a quantidade de pessoas que utilizam smartphone e tablets para acessar e armazenar informações pessoais e confidenciais, relacionadas tanto ao trabalho quanto à vida pessoal.
Qualquer falha de segurança envolvendo essas informações pode trazer problemas graves, como por exemplo o uso indevido de informações pessoais e confidenciais e furto de dinheiro de contas bancárias, apenas para citar dois exemplos comuns.
As marcas que interagem com os seus clientes por meio de aplicativos e ferramentas online devem se preocupar com a proteção dos seus usuários, garantindo assim sua credibilidade junto ao público consumidor. E é justamente sobre relação entre marcas e segurança de aplicações móveis que vamos falar neste artigo. Acompanhe!
O que é a segurança de aplicações móveis e como ela é feita?
Como o próprio nome sugere, a segurança de aplicações móveis é um dos pilares no desenvolvimento de aplicativos. Ela é pensada com o objetivo de garantir o máximo de proteção para os seus usuários.
Na etapa de desenvolvimento são levantados aspectos relacionados tanto à proteção quanto à usabilidade. A seguir, falamos um pouco mais sobre cada um deles relacionados à segurança das aplicações. Entenda!
Plataformas adequadas
O primeiro passo para garantir a segurança de uma aplicação móvel diz respeito à escolha da plataforma adequada. As plataformas mobile disponíveis no mercado usam recursos de segurança e permissões diferentes.
Desta forma, para escolher a plataforma ideal (IOS ou Android) é necessário pesquisar informações sobre o sistema operacional onde o aplicativo será rodado e adaptar o seu código às exigências e padrões daquela plataforma.
Armazenamento
Os dados dos usuários que são armazenados nos servidores são outro ponto de atenção. Aplicativos seguros devem evitar solicitar informações que são irrelevantes para seu correto funcionamento. Com isso, minimizam os riscos de ter qualquer tipo de problema relacionado ao uso indevido dos mesmos.
Neste aspecto, um ponto de atenção diz respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, normativa que deve ser observada pelas empresas, especialmente àquelas que fazem a coleta e tratamento de dados dos seus usuários.
Atenção aos códigos de terceiros
Se o objetivo é usar códigos abertos no aplicativo, é imprescindível estudar esses códigos de forma aprofundada a fim de identificar possíveis falhas de segurança. Muito embora eles sejam úteis e facilitem o trabalho, podem apresentar riscos significativos à política de segurança.
Credenciais moldadas
Criar um login e senha para acesso deve fazer parte do seu planejamento de segurança. As empresas devem criar regras rígidas para a criação das credenciais de acesso, bem como para a manutenção de informações. O uso de senha mais robustas, com caracteres variados e necessidade de atualização frequente podem agregar mais segurança aos usuários, dificultando a ação de cibercriminosos.
Criptografias
A criptografia é um ponto chave e de atenção. Certificações como SSL/TLS, por exemplo, podem ajudar na proteção. Como os dispositivos móveis utilizam muitas redes wi-fi públicas e que geralmente não são tão seguras, o uso da criptografia na transferência de informações como nome de usuário e senha, pode fazer toda a diferença na proteção do usuário.
Responsabilidades
Por fim, tanto empresas que desenvolvem aplicativos quanto marcas que integram com os seus usuários por meio de aplicativos, devem ter um suporte especializado em segurança da informação. A dica é que o empresário busque parceiros que ofereçam consultorias na área de segurança, garantindo assim a melhor experiência para os seus clientes.
Qual a importância da credibilidade na imagem da empresa?
Mas afinal, qual é a relação entre segurança de aplicações móveis e a credibilidade de uma empresa? A resposta é simples: o consumidor busca segurança em todas as operações realizadas no meio online. Quando uma transmite confiança, a probabilidade de conquistar e fidelizar esse cliente é muito maior.
Desta forma, a credibilidade deixou de ser um diferencial para se tornar uma necessidade. Em um mercado cada vez mais competitivo, quem transmite segurança e confiança sai na frente.
Como utilizar a segurança de aplicações móveis para aumentar a credibilidade?
Sem dúvida, a credibilidade é um dos valores mais procurados pelos consumidores antes de contratar uma marca. A empresa que não tem um feedback positivo dos clientes, com alto índice de reclamações tende a ter maior dificuldade de se estabelecer no mercado.
Por outro lado, marcas bem avaliadas e que oferecem uma experiência completa aos seus clientes estão em um ambiente mais favorável para o crescimento, com alto potencial para aumentar a carteira de clientes e a fidelização.
Neste contexto, quando se fala em marcas que interagem com seus clientes usando ferramentas tecnológicas, a segurança de aplicações móveis transmite seriedade e proteção, o que contribui significativamente para o aumento da credibilidade junto ao mercado.
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