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Largue as planilhas e aposte no Field Service para a digitalização de processos de inspeção

Largue as planilhas e aposte no Field Service para a digitalização de processos de inspeção

Usar planilhas ainda é uma dor para várias organizações dentro do contexto da manutenção da indústria. Afinal, documentos manuais podem prejudicar diretamente o dia a dia das empresas. Por outro lado, o negócio que investe na digitalização de processos de inspeção cria diferenciais competitivos capazes de destacá-lo cada vez mais. 

Como o procedimento de inspeção é crucial para que um negócio melhore continuamente, é importante que os líderes responsáveis conheçam a importância da sua digitalização e os seus benefícios, entre outras informações que você encontrará neste conteúdo. Confira! 

Por que investir na digitalização de processos de inspeção? 

De forma geral, uma empresa conquista vários benefícios quando se transforma digitalmente. Ou seja, deixa de utilizar papéis físicos e implementa ferramentas modernas, que virtualizam os documentos. Assim, existem vários motivos para que uma organização aposte nesse recurso, entenda quais são as vantagens conquistadas na digitalização da inspeção: 

  • Produtividade: os colaboradores passam menos tempo escrevendo manualmente em documentos físicos, podendo se concentrar nas atividades mais estratégicas e que agregam mais valor a cada hora trabalhada; 
  • Visibilidade: os processos são documentados de forma otimizada. Assim, os gestores têm uma visão geral, integrada e mais detalhada dos processos corporativos, podendo acompanhar melhor os resultados, encontrar pontos de melhoria etc.; 
  • Economia: a empresa terá menos gastos com impressões, papéis, canetas, pastas, infraestrutura para guardar os documentos, entre outros custos; 
  • Menos erros: há menos chances de ocorrerem falhas na anotação ou transferência de informações; 
  • Eficiência: digitalizar processos possibilita uma análise das informações mais ágil. Você conseguirá analisar os acontecimentos na empresa em tempo real, tomar decisões mais vantajosas e mais bem embasadas. 

Quais os desafios na hora de digitalizar os processos de inspeção? 

Há vários riscos que o seu negócio encontrará durante a implementação de ferramentas para digitalização dos processos. Assim, é importante que você os conheça para que possa implantar as tecnologias certas com sucesso, bem como evitar falhas e custos desnecessários. 

De acordo com a pesquisa A Indústria 4.0 e a pandemia, os principais desafios encontrados pelas organizações durante a inovação e seus respectivos percentuais são: 

  • Falta de recursos financeiros — 41%; 
  • Altos custos e dificuldade de acesso a crédito — 31%; 
  • Falta de mão de obra qualificada — 21%; 
  • Falta de conhecimento técnico — 12%; 
  • Falta de incentivo do Governo — 9%; 
  • Acesso a novas tecnologias — 7%. 

Para superar essas questões, a empresa pode contar com uma solução especializada em Field Service de um fornecedor moderno, que ofereça um ótimo custo-benefício e profissionais qualificados, como é o caso da TIQS. 

Solução de Field Service e digitalização de processos de inspeção: entenda a relação 

A melhor tecnologia para que um gestor consiga digitalizar seus processos de inspeção é uma solução de Field Service Management (FSM ou gestão de serviço de campo, em português).  

Primeiramente, entenda que Field Service (serviço de campo) é uma área na qual colaboradores (normalmente técnicos qualificados) executam tarefas como: 

  • Instalação: consiste na instalação, integração de serviços ou soluções e eventuais treinamentos de clientes; 
  • Remoção: atividade em que o técnico troca ou retira um determinado equipamento; 
  • Manutenção: ajustes ou consertos pontuais dos serviços, podendo ser corretivas, preventivas ou proativas; 
  • Vistorias: visitas feitas aos usuários de uma região para atualizar equipamentos ou realizar manutenções. 

O FSM é uma tecnologia responsável pela gestão dos serviços de campo de uma organização com a finalidade de tornar o compartilhamento, despacho, comunicação e agendamento de informações mais eficiente, otimizado e ágil aos colaboradores tanto internos como externos. Entre as principais funcionalidades entregues pelo Field Service estão: 

  • Colher e analisar os dados de campo em tempo real. Exemplos desses são dados conclusão de tarefas, horários de entradas e saídas, atendimentos etc.; 
  • Conhecer minuciosamente outros custos paralelos, como combustíveis, por exemplo; 
  • Despachar atividades roteirizadas, permitindo melhor execução da rota; 
  • Programar melhor as manutenções preventivas ou corretivas; 
  • Acompanhar a localização de técnicos em tempo real; 
  • Monitorar e controlar o tempo de vida útil dos ativos; 
  • Verificar gastos com equipamentos e peças; 
  • Controlar as operações remotamente; 
  • Administrar produtos e seus estoques; 
  • Digitalizar ordens de serviço; 
  • Entre outros. 

Seu negócio pode aproveitar desses recursos com a solução de Field Service da Resco, parceira da TIQS, que consiste em uma das principais soluções de tecnologias voltadas ao Field Service Management do mercado. Ela entrega fácil manuseio e uma infraestrutura ampla para gestão remota e digitalizada de pessoal, maximizando eficiência nos atendimentos de maneira digitalizada 

Empresas que desejam se manter em destaque precisam investir na Digitalização de Processos. Isso é feito tendo um parceiro estratégico, que ofereça uma solução completa como a Field Service Managment da Resco. 

Quer modernizar seu negócio? Entre já em contato conosco da TIQS para conhecer melhor sobre nossas soluções e serviços!