Como a Engenharia Social pode se tornar um problema para a cibersegurança da sua empresa 

Como a Engenharia Social pode se tornar um problema para a cybersegurança da sua empresa 

Gestores preocupados em manter uma boa organização, de acordo com a LGPD e que desejam investir em cibersegurança de dados, devem ficar atentos quanto ao problema da Engenharia Social. Saiba que essa categoria de ataque vem causando dor cabeça às corporações e às pessoas do alto escalão administrativo. 

Caso esse seja o seu perfil e está pensando em aprimorar seus conhecimentos para evitar ataques cibernéticos, não se preocupe. Desenvolvemos este texto exatamente para elucidar cada detalhe sobre esse tipo de problema.  

Abaixo você encontrará tudo o que precisa saber para atuar com segurança contra a Engenharia Social. Confira agora o conteúdo completo! 

O que é Engenharia Social ?

A Engenharia Social nada mais é do que uma maneira maligna de realizar ataques cibernéticos, cabendo às pessoas ou corporações estarem sempre atentas e engajadas a realizar a devida proteção e evitar maiores problemas. Para tanto, é necessário conhecer os principais tipos de ataque dessa categoria e realizar a devida proteção. 

É no cenário tecnológico, onde todos estão conectados e focados na utilização de aplicativos, que esses agentes mal intencionados buscam por novas vítimas. Basicamente, o que esses golpistas fazem é aproveitar as vulnerabilidades das pessoas e sistemas para realizarem invasões na rede, roubando os dados dos usuários. 

Entretanto, esses criminosos não vivem apenas de falhas virtuais, mas também de erros humanos que podem comprometer as informações estratégicas das empresas e funcionários.  

É correto afirmar que essa é uma técnica utilizada por golpistas que agem no mundo virtual, induzindo usuário a enviar dados confidenciais, além de infectarem os computadores com todos os tipos de vírus e malware. 

Eles atuam por meio da interação humana, conduzindo as pessoas ao engano para violarem os procedimentos de segurança estabelecidos. Além disso, esses criminosos fazem manipulação psicológica ao tentarem convencer as vítimas a cometerem essas falhas de segurança ou repassarem informações confidenciais

O que é um ataque de Engenharia social ?

O ataque de Engenharia Social é realizado por meio de persuasão, onde a pessoas más intencionadas fazem com que as vítimas quebrem procedimentos e normas de segurança, usando o telefone, mensagens de e-mail, site maliciosos ou mesmo contato pessoal. 

Dessa maneira, eles enviam várias mensagens diárias e spams no intuito de encontrar usuários sem experiência, podendo servir de vítimas para o ataque, ou mesmo como uma forma de alcançar mais vítimas potenciais. 

Cada ser humano apresenta, como característica intrínseca, padrões comportamentais específicos. O engenheiro social age ao observar esses padrões, encontrando brechas de comportamento para dar o golpe. 

Sendo assim, os colaboradores corporativos, sejam eles de áreas técnicas ou setores mais humanizados, ficam sujeitos a apresentar lacunas comportamentais, servindo de iscas para ataques dessa categoria. Isso porque todos temos vulnerabilidades humanas e cometemos erros em algum momento da vida.  

Principais tipos de Engenharia Social  

Agora que você sabe o que é Engenharia Social e como funciona esse golpe, confira abaixo os principais tipos de ataques desse tipo. Leia! 

Quid pro quo  

Na realidade, essa é uma expressão em latim que significa “trocar uma coisa por outra”. Trata-se de um ciberataque onde a vítima acredita em uma mentira, como as mensagens de má fé, dizendo que o computador da pessoa está infectado com um malware, por exemplo. Então, a “solução” para o falso problema é oferecida e induz a vítima a baixar o malware do criminoso. 

Phishing 

Phishing é um tipo de golpe onde o criminoso finge ser de uma instituição confiável, ao enviar uma mensagem com traços de uma corporação.  

Entretanto, se você checar o endereço pelo qual o e-mail malicioso foi enviado, é possível ver que se trata de um golpe, exatamente porque as empresas verdadeiras sempre utilizam credenciais específicas. Mesmo assim, existem pessoas desavisadas que podem cair no golpe. 

Vishing 

Vishing é uma categoria diferente do phishing, utilizada em ligações telefônicas. Normalmente, o criminoso se disfarça e cria todo um contexto para obter os dados da vítima, coagindo-a por telefonemas falsos. 

Dumpster diving 

Dumpster diving, também conhecido como Trashing, é um tipo de golpe em que os criminosos procuram por informações sigilosas no lixo das empresas para obter alguma oportunidade de conseguir dinheiro, utilizando extorsão e roubo. Em detrimento desse golpe, diversas empresas picam os documentos no momento de jogá-los no lixo. 

Shoulder surfing 

Soulder sufing, comumente chamado “surfar no obro”, é uma prática muito utilizada por golpistas que vigiam as informações, sem a vítima saber, de contas bancárias, e-mails ou cartões de crédito. Para se precaver desse empecilho é recomendado verificar se tem alguém atras você ao digitar senhas e logins, ainda mais em espaços públicos.  

Tailgating 

Alguns espaços físicos das organizações têm controle de acesso para prevenir o contato de pessoas sem autorização com dados confidenciais. A técnica realizada por criminosos para passar por complexos de segurança, sem serem detectados, e acessar várias informações confidenciais, é chamada Tailgating. 

Spear Phishing 

Spear phishing é um golpe realizado através de e-mail ou outros tipos de comunicação eletrônica que tem como objetivo direcionar a pessoa ou empresa para um link malicioso.  

Apesar de o conceito ser parecido com o phishing, o spear phishing  é algo segmentado, pessoal e calculada.  Para ser realizado, os cibercriminosos estudam a vítima a fundo e utilizam da engenharia social para obter sucesso. 

Baiting 

Baiting é a técnica utilizada por pessoas más intencionadas para explorar a curiosidade da vítima ao dar de presente prêmios chamativos, materiais exclusivos, ou mesmo dados importantes, que nada mais são do que uma fraude disfarçada para instalar malwares nos equipamentos. 

Como proteger a sua empresa desse tipo de ataque 

Engenheiros sociais agem manipulando as falhas humanas por meio do perfil da vítima, gerando curiosidade ou medo para realizar fraudes e atrair pessoas desprevenidas até as suas armadilhas 

Sendo assim, é importantíssimo que gestores da alta administração de grandes corporações, ou mesmo gerentes de TI que prezam por segurança da informação, tenham bastante cuidado ao se sentirem atraídos por e-mails, ofertas em sites ou pendrives desconhecidos. 

Nós desenvolvemos uma lista com os principais cuidados para evitar fraudes de Engenharia Social. Confira abaixo: 

  • Não abra e-mails ou anexos de fontes suspeitas; 
  • Utilize autenticação multifator; 
  • Sempre desconfie de grandes ofertas; 
  • Mantenha atualizado constantemente seu antivírus e antimalware. 

Você acabou de aprender o que é Engenharia Social, como esse tipo de golpe é aplicado e as melhores maneiras de estar prevenido contra esses criminosos. Lembre-se de que altos cargos administrativos exigem cuidado redobrado para evitar a ação de golpistas. Então, esteja sempre atento a grandes ofertas por telefones, e-mails ou mesmo WhatsApp. 

Gostou do texto? Acesse agora mesmo o Blog da TIQS e esteja por dentro de tudo sobre Cibersegurança!