O bom desempenho e o lucro de qualquer empresa são fatores que passam diretamente pela eficiência operacional. Se a tecnologia falha, os impactos negativos podem ser gigantes. Nesse contexto, a cibersegurança se tornou um fator decisivo para organizações dos mais variados tamanhos e setores.
O tema é ainda mais relevante no Brasil. Afinal, o país é simplesmente o segundo maior alvo de ciberataques em todo o planeta. Assim, faz parte da rotina da TI manter os dados e as plataformas da empresa seguros, disponíveis e estáveis.
Entretanto, nem todo mundo entende o quão fundamental é esse ponto para o sucesso do negócio em tempos de transformação digital. Pensando nisso, criamos este post especial para mostrar por que a cibersegurança deve ser um dos pilares da sua TI para que sua empresa ganhe espaço no mercado. Confira!
Por que os ataques cibernéticos podem arruinar a continuidade dos negócios?
A transformação digital criou diversas oportunidades para quem pretende ser mais eficiente. Contudo, isso significa que não há mais espaço para desperdício e falta de otimização. Afinal, a concorrência é cada vez mais forte em um mercado digitalizado e com acesso à tecnologia.
O ponto é que a infraestrutura de TI se tornou uma protagonista em qualquer negócio. Logo, da mesma forma que a tecnologia pode trazer diferenciais importantes e otimizar processos, falhas no seu funcionamento geram impactos significativos na empresa.
Um e-commerce, por exemplo, precisa ser mantido no ar de maneira segura e ininterrupta. Qualquer falha de disponibilidade pode comprometer diretamente as vendas. A tendência é que o consumidor favoreça as lojas que facilitam sua jornada de compras sem esse tipo de problema.
O mesmo acontece nos mais variados setores do mercado. A própria indústria conta com uma infraestrutura cada vez mais interconectada e, por isso, depende da eficiência tecnológica para garantir a continuidade dos negócios.
Um ponto que merece atenção específica é a segurança dos dados. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em vigor, toda empresa deve colocar a cibersegurança entre suas prioridades se quer ter sucesso no mercado.
Um único vazamento de dados pode comprometer não só o desempenho da empresa, mas sua própria reputação. Se informações de clientes, fornecedores ou até mesmo colaboradores caírem em mãos erradas, o problema pode parar na justiça!
Manchar o nome da empresa com esse tipo de incidente é algo que ninguém deseja. E vale lembrar que um vazamento tem diversos outros riscos, desde o financeiro — em um sequestro de dados via ransomware, por exemplo — até problemas com patentes e outros dados sigilosos.
Portanto, a cibersegurança é mais que um diferencial competitivo. Hoje, ela é questão de sobrevivência no mercado.
Como manter a continuidade de negócios e blindar a sua empresa?
O assunto é sério e merece a atenção de todos nós. Se quer saber por onde começar, aqui vão algumas dicas para fortalecer a segurança da informação na sua empresa.
Mantenha sua rede segura
Investir em uma TI que cuida da cibersegurança significa pensar na rede e nos ativos da organização, desde o hardware até o software. Crie uma política de segurança com destaque para pontos como:
- controle de acesso à rede via credenciais (ID e senha);
- uso de softwares de segurança profissionais e pagos;
- qualificação constante da equipe de TI;
- controle de acesso físico às instalações da empresa;
- backup dos dados em um ambiente separado;
- plano de recuperação de desastres (disaster recovery);
- conheça as principais ameaças cibernéticas;
- fique atento às tendências da cibersegurança.
Esses são apenas alguns pontos para quem quer contar com uma estratégia que realmente proteja sua rede. Algumas outras práticas pontuais podem ajudar.
Não descuide da atualização de softwares e hardwares
Em 2017, a crise do WannaCry chocou profissionais não só do setor privado, mas até de órgãos governamentais em todo o mundo. Estamos falando de um ransomware que foi usado para sequestrar dados de diversas organizações, levando até mesmo bancos a fecharem as portas naquele dia.
O prejuízo alcançou a casa dos bilhões de dólares. O que nem todo mundo sabe é que a falha explorada pelos cibercriminosos era simples: uma brecha na segurança do Windows que já havia sido corrigida pela Microsoft.
O risco se tornou real porque, infelizmente, a prática de não atualizar softwares é muito comum nas empresas. Quem estava em dia não ficou tão vulnerável. Então, lembre-se desse ponto e não abra mão de atualizar também os hardwares da empresa. Afinal, você não quer uma queda no sistema causada por um dispositivo ultrapassado.
Use bons softwares de segurança
Esse ponto merece ser destacado novamente: conte com ferramentas profissionais e pagas. Um bom antivírus, um firewall e um antiphishing, por exemplo, fazem toda a diferença. Além de protegerem a rede, eles otimizam o funcionamento de ferramentas como o e-mail, filtrando as mensagens que chegam aos usuários.
Treine seus colaboradores
Não adianta ter a melhor infraestrutura de TI e ser alvo de engenharia social. Estamos falando de uma das principais armas dos cibercriminosos: estudar o comportamento das pessoas para encontrar brechas que deem acesso à rede.
Um e-mail falso com uma promoção de livros, por exemplo, pode facilmente fazer um usuário clicar em um link perigoso e pronto: um ransomware entrou na sua rede. Treinar os colaboradores com certa frequência é fundamental para que eles entendam os riscos e sigam as orientações da política de segurança da informação.
Conte com a TIQS como parceira de cibersegurança e mantenha a continuidade de negócios
Lidar com a cibersegurança dá muito trabalho. A boa notícia é que você não precisa investir alto na contratação de uma equipe focada nisso. Com especialistas trabalhando ao seu lado, esse processo se torna mais eficiente e acessível.
A TIQS é referência em soluções personalizadas de cibersegurança. Mais do que simplesmente oferecer um produto, a TIQS presta um serviço completo de Security as a Service (SECaaS). Com ele, você garante o melhor desempenho para sua infraestrutura, com baixa complexidade e o menor custo.
Estamos falando de uma camada de proteção em todos os seus ambientes digitais, com alto padrão de qualidade. Na prática, você alcança ganhos de velocidade sem renunciar a toda a segurança que os dados e as plataformas da sua organização exigem.
Com mais de 10 anos de experiência, a TIQS já contabiliza mais de 600 projetos entregues e 55 mil horas de outsourcing. Então, conte com quem é realmente especialista no assunto e pode entregar aquilo que sua empresa precisa.
Como você pode ver, não há segredo: a continuidade dos negócios passa diretamente por uma boa estratégia de cibersegurança. Se quer entender como isso pode ser feito no contexto específico da sua organização, fale com quem é especialista no assunto!
Entre em contato com a TIQS e entenda melhor os benefícios que isso traz para seu negócio!