O ERP na nuvem é uma solução que gera várias dúvidas entre os decisores de um negócio. Afinal, vale mesmo a pena investir em uma plataforma hospedada na nuvem? Ela oferece o nível de segurança e desempenho que sua empresa precisa?
Bom, as respostas para essas perguntas você vai conferir neste artigo!
Em nosso dia a dia, nos deparamos com uma série de mitos sobre o tema. Normalmente, são dúvidas de leitores aqui do blog ou de nossos clientes.
Para ajudar a todos, separamos alguns pontos importantes sobre o assunto, permitindo que você mergulhe no assunto e entenda quais os mitos e verdades sobre essa solução. Pronto para aprender?
Então siga a leitura!
ERP na Nuvem ou On-premise?
Não há como negar que escolher uma solução de ERP (Software de Gestão Empresarial) é um processo complexo. Há várias opções de plataformas no mercado, bem como diferentes hospedagens possíveis.
Hoje, é comum que a empresa possua duas alternativas: ERP na nuvem ou ERP on-premise. Se você está passando ou já passou por essa jornada, deve ter se perguntado: afinal, qual a diferença entre esses conceitos? Confira nossa tabela comparativa abaixo!
ERP On-premise | ERP na Nuvem |
Servidores subutilizados nos primeiros anos | Servidores expandem de acordo com a demanda |
Grande investimento em segurança e redundância | Governança, gerenciabilidade, segurança, alta disponibilidade e recuperação de desastres |
Servidores estáticos | Elasticidade dos servidores durante a fase de fechamento |
Servidores obsoletos no terceiro ano, com alto custo de manutenção | Ambiente sempre na vanguarda do que tem de melhor no mercado |
ERP precisa de muita infraestrutura e regras para utilização em vários sites | ERP para a utilização em vários sites, têm a estrutura pronta e pouca latência |
Dificuldade de integração com novas plataformas | Ambiente já preparado para integração com soluções SaaS de mercado |
Como você viu, o ERP na nuvem é mais vantajoso e por isso se tornou uma tendência nas empresas. De acordo com uma pesquisa da Software Path, 64% das organizações preferem investir neste modelo.
Além disso, cerca de 97% das empresas que estão atualmente considerando implementar um software ERP, buscam uma solução baseada na nuvem.
Conheça os 7 principais mitos e verdades do ERP na nuvem
E agora, que tal desbancar alguns mitos e conhecer algumas verdades sobre o ERP na nuvem? Já estabelecemos o que é essa solução, bem como sua importância no mercado hoje.
Por isso, se você está procurando um ERP, provavelmente está considerando o modelo hospedado na nuvem.
Aqui, vamos esclarecer alguns pontos sobre essa solução, te explicando alguns dos principais benefícios. Confira!
1. Não é seguro
Mito. A segurança do ERP na nuvem (e qualquer solução na nuvem) é mais forte do que parece.
A infraestrutura é mais robusta, bem como o suporte técnico pode ser bem mais rápido que em soluções on-premise.
E claro, em servidores terceirizados, as manutenções preventivas e corretivas da infraestrutura são realizadas de maneira periódica, seguindo certificações como a ISO.
2. Alto custo
Depende da sua infraestrutura. Em comparação, um ERP na nuvem possui um custo-benefício muito maior, já que o investimento inicial é menor do que em soluções on-premise. Mas é claro, os custos podem subir conforme sua empresa cresce em demanda.
3. Não tem as mesmas funções que o On-premise
Mito. O ERP na nuvem possui as mesmas (e normalmente até mais) funcionalidades que as soluções on-premise.
A solução local possui uma limitação de atualizações, por exemplo.
Enquanto o ERP na nuvem é constantemente trabalhado pelo desenvolvedor, o que permite a criação contínua de novas funcionalidades para os clientes assinantes experimentarem de tempos em tempos.
4. Demora para ser implementado
Mito. A implementação de um ERP na nuvem pode ser bem menor do que uma solução on-premise. Algumas plataformas, menos customizáveis, podem ser integradas em toda empresa em questão de poucos dias!
5. Não há retorno de investimento rápido
Mito. O tempo de ROI pode ser o mesmo e, em vários casos, até mais rápido. Em um estudo de empresas que implementaram ERP na nuvem, 82% delas alcançaram o ROI no tempo planejado.
6. Apenas grandes empresas podem usar
Mito. Com as soluções de ERP na nuvem, qualquer empresa pode ter acesso a um software de gestão empresarial sob medida para sua operação — com a possibilidade de escalar seu armazenamento conforme o negócio cresce.
7. O ERP na nuvem facilita a gestão integrada
Verdade! O ERP na nuvem é capaz de conectar todos os setores administrativos do seu negócio. Assim, pouco após a implementação, você centraliza todos os dados do negócio, otimizando a sua gestão e seu poder de tomada de decisão.
Conclusão
Viu só como o ERP na nuvem possui várias vantagens e pode se integrar perfeitamente na rotina de qualquer negócio, incluindo o seu?
Esperamos que esse conteúdo ajude você a entender mais sobre o assunto. Sabemos que o processo de escolha de um software de gestão empresarial pode ser difícil.
Mas acredite, esta é a solução ideal para negócios que querem crescer e se estabelecer no mercado de hoje e do futuro.
E então, pronto para tomar uma decisão?
Se quiser aprender um pouco mais sobre o mundo da cloud computing e Infraestrutura de TI, continue de olho em nosso blog!
Que tal pular direto para outro conteúdo aqui do blog da TIQS? Confira “Security as a Service: 7 benefícios que essa solução traz para sua empresa“!