A Indústria 4.0 tem ganhado cada vez mais espaço no mundo corporativo moderno pela crescente inserção de tecnologias de ponta no mercado industrial. A adoção desse conceito tem transformado a forma que as empresas realizam suas atividades, como seus colaboradores trabalham, a visão de seus gestores, entre outros aspectos.
Para uma empresa que pretende se tornar competitiva, é necessário que os gestores entendam mais sobre esse conceito, quais são os seus principais pilares e os impactos que são observados. Confira tudo isso com este artigo que preparamos para você!
Entenda o conceito da Indústria 4.0
A Indústria 4.0 representa uma nova revolução industrial, na qual ocorre a digitalização, integração e automação de inúmeras etapas dos processos. Sua finalidade principal é tornar os procedimentos mais eficientes, otimizados e ágeis.
Esse termo foi mencionado pela primeira vez no ano de 2011, na cidade de Hanover, em um projeto de alta modernização das indústrias criado pelo governo alemão da época. Na prática, são implementadas tecnologias de ponta, que fazem uma interconexão entre o mundo digital e físico, deixando os equipamentos mais inteligentes, conectados e automatizados.
Os principais pilares da Indústria 4.0
Os pilares da Indústria 4.0 são as tecnologias que trazem uma impactante modernização para a organização quando implementadas. Veja quais são as principais delas a seguir.
Internet das Coisas (IoT)
Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) é a conexão de máquinas, sensores, detectores e outros objetos com softwares de gestão por meio da internet. Esses ativos são organizados e passam a se comunicar remotamente, assim eles atuam de forma automática, podendo ser monitorados ou controlados remotamente pelos colaboradores.
Integração de sistemas
Há sistemas de gestão que integram várias áreas do negócio em um único ambiente, fazendo com que elas troquem informações automaticamente. Com isso, os administradores têm uma visão geral em tempo real sobre o negócio, sabem como os setores se ligam e podem transformado mais amplas.
Outras vantagens são a maior automação e melhor comunicação entre as áreas, fazendo com que elas trabalhem de forma mais integrada e harmônica.
Cibersegurança
A Cibersegurança tem se tornado cada vez mais importante nas empresas em razão do advento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o crescente aumento de ciberataques. Ao implementar estruturas de softwares e hardwares que contribuem para a proteção dos ativos, a indústria consegue se manter em compliance e maximizar a segurança, permitindo que os colaboradores realizem suas atividades sem medo de possíveis ataques.
Big Data
Big Data consiste na coleta de um grande volume de dados, de várias fontes e de modo ágil. Essas informações são usadas para Inteligências Artificiais (IA) detectarem padrões, resolver problemas do negócio e gerar relatórios úteis para tomada de decisão.
Automatização
É a implementação de qualquer tecnologia que automatiza as atividades realizadas na empresa. Graças à IA, atualmente, é possível automatizar uma ampla variedade de operações, como atividades do chão de fábrica, manutenções, monitoramentos e até mesmo o processo decisório da empresa.
Cloud Computing
Através dessa solução é possível armazenar e utilizar dados pela internet através de um provedor. Ela traz mais segurança para as informações, além de oferecer melhor integração de dados. Outra vantagem da cloud computing é a economia, já que a indústria fica despreocupada com a compra ou atualização de itens para o setor de TI.
Realidade aumentada
A Realidade aumentada é a projeção de cenários virtuais no mundo físico, o que possibilita uma integração em tempo real com dados obtidos de câmeras, vídeos, GPS, sistemas industriais e internet, por exemplo. Essa tecnologia possibilita a interação direta entre os usuários e os objetos do seu ambiente de trabalho, mesmo que ambos estejam distantes um do outro.
Mas afinal, como a Indústria 4.0 é capaz de impactar a sociedade
Os benefícios da indústria 4.0 são vários e impactam o mundo de diferentes formas. A Indústria 4.0 modifica a forma que as empresas, o governo, os negócios e as pessoas se comunicam, realizam suas atividades e enxergam a relação de trabalho. Entenda melhor quais são os impactos para pessoas nos tópicos seguintes.
O impacto nas organizações
Toda revolução industrial alterou profundamente o funcionamento das organizações. Essa mesma lógica se aplica à Indústria 4.0, que é capaz de aumentar exponencialmente sua capacidade produtiva, além de expandir o controle exercido pelos gestores. Entre os principais benefícios conquistados pela organização estão:
- Eficiência: problemas relacionados a panes técnicas e erros de procedimentos são minimizados;
- Inovação: a empresa se torna cada vez mais adepta a implantar aumento de ciberataques e tecnologias;
- Economia: são minimizados desperdícios de insumos, erros, imprevistos, entre outros possíveis gastos;
- Produtividade: colaboradores gastarão menos tempo com atividades manuais e passarão a exercer mais atividades estratégicas;
- Melhores decisões: gestores terão informações reais, amplas e precisas sobre o negócio, podendo tomar decisões mais embasadas.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Deloitte, em 2021, sobre os impactos da Indústria 4.0, 39% dos gestores brasileiros acreditam que a tecnologia é capaz de promover um grande diferencial competitivo. 42% dos entrevistados afirmaram que a tecnologia gera uma ampla mobilização na cadeia de operações.
Outro dado importante é que 87% dos administradores acreditam que a nova configuração industrial oferece vantagens para todo o mercado corporativo, bem como contribui para maior estabilidade econômica e igualdade social da população.
Impacto para os colaboradores
Graças à interconectividade dos equipamentos, o trabalho remoto ou o híbrido serão cada vez mais viabilizados para as empresas, permitindo que mais colaboradores executem suas operações fora do estabelecimento. Os funcionários também passarão menos tempo com atividades estressantes, tornando a sua rotina de trabalho mais agradável.
A modernidade também evita a ocorrência de falhas manuais, o que também reduz a quantidade de acidentes de trabalho. Isso diminui os custos do negócio, contribui para o bem-estar do pessoal e ajuda na retenção de colaboradores.
Impactos no mercado brasileiro
Quando empresas passam a aderir à Indústria 4.0, mais organizações também precisam modernizar seus processos e implementar tecnologias para se manterem competitivas no mercado. Com o passar do tempo, todo o mercado brasileiro se alinhará a essa revolução industrial.
Esse fenômeno acirrará a competitividade do mercado de forma geral, fazendo com que as empresas de vários setores ofereçam melhores produtos, o que também impulsionará o desenvolvimento de inovações, trazendo ainda mais a modernidade nas organizações.
Impactos na sociedade
O desenvolvimento de produtos mais modernos contribui diretamente para a melhor qualidade de vida das pessoas. Além disso, a modernização das empresas minimiza o uso de insumos e desperdícios, o que auxilia na preservação do meio-ambiente e no desenvolvimento sustentável.
A adoção da Indústria 4.0 está alterando a natureza de todo o processo de produção, desde a origem da mercadoria até a entrega do produto ao consumidor. Mas, seus reflexos vão além e trazem benefícios diretos para o mercado, aos seus colaboradores, ao desenvolvimento da empresa e à sociedade de forma geral.
Quer ficar sempre bem-informado sobre novidades do mercado? Então acompanhe outros conteúdos do nosso blog!