Uma situação bastante comum no mundo empresarial é se pegar discutindo sobre um Sistema de Gestão Integrada (SGI) ou ERP. As duas, na verdade, são soluções semelhantes e têm como objetivo auxiliar uma corporação a gerir sua atividade.
Resumidamente, são softwares criados para fazerem diagnósticos e auxiliarem no gerenciamento de atividades para melhorar os processos.
Para entender melhor como funciona um Sistema de Gestão Integrada, confira o texto abaixo. Nele, você poderá compreender mais detalhadamente suas vantagens e como aplicá-lo em empresas de diversos portes.
Como funciona um Sistema de Gestão Integrada (SGI)/ERP?
Entender o funcionamento de um Sistema de Gestão Integrado ou ERP é simples. Na verdade, a melhor maneira de entender essas ferramentas é reparar nos benefícios que elas trazem ao dia a dia da empresa. Abaixo separamos algumas das principais vantagens; desse modo você vai conseguir analisar como se dá a aplicação na prática e sua importância.
Gerenciamento
Contar com o SGI ou ERP em sua empresa representa, de cara, ter um sistema de gerenciamento. O que se vê, então, é uma maior facilidade na gestão de ativos, pessoas, vendas, estoque e tantos outros fatores. Tanto líderes quanto colaboradores vão ter maior controle sobre as informações e suas tarefas em um curto prazo.
Processos
A ideia por trás da implementação de um Sistema de Gestão Integrado ou ERP é justamente melhorar seus processos internos. Dessa forma, ao apostar na solução, é possível esperar por uma otimização das atividades. Isso representa maior rapidez e eficiência. Tal prática pode afetar na gestão de estoque, redução de custos e entregas mais ágeis.
Automation
Para garantir o que foi apresentado acima, tanto o Sistema de Gestão Integrada quanto o ERP investem na automação de processos. O que se vê são menos atividades manuais; logo se diminui a chance de falhas e agiliza o andamento do processo interno. Paralelamente, dá-se tempo para que a equipe foque em questões mais estratégicas.
Integração
Um dos pilares de um bom Sistema de Gestão Integrada ou ERP está em, justamente como sugere o nome, apresentar uma boa integração entre os departamentos. Por meio disso, os gestores podem avaliar a situação atual de toda a empresa em uma mesma tela: Financeiro, Comercial, Recursos Humanos e Produção. Tudo no software, sem ser preciso buscar por planilhas ou outros arquivos.
Menos erros
Ao reunir todos os tópicos mencionados acima, o que pode ser visto é um recuo importante na quantidade de falhas. A justificativa para isso está no auxílio da tecnologia e automação. Investir nesse tipo de tecnologia permite também trabalhar com dados mais reais e corretos. O que nos leva ao tópico seguinte.
Tomada de decisão
Com isso a tomada de decisão se torna mais qualificada, o que é um ótimo diferencial especialmente em momentos cruciais para o desenvolvimento do negócio. Aqui, o foco do SGI ou ERP está em fornecer um vasto repertório de informação com a melhor qualidade. Dessa forma, a decisão é corroborada por dados que a sustentam.
Segurança
Por contar com todas as informações em um único software, cresce muito a segurança desse material. Ao invés de dezenas de arquivos e planilhas, tudo fica armazenado no próprio Sistema de Gestão Integrada ou ERP. Com isso, o acesso torna-se mais restrito, estando esse liberado apenas a pessoas autorizadas.
Compliance
É simples compreender que, com tudo o que foi mencionado, o processo de compliance se torna muito mais fácil. Isso se dá por vários fatores, entre os quais podemos citar os dados arquivados, a facilidade de acesso, a confiabilidade das informações e a segurança do sistema. Tudo isso graças ao software.
Redução de custos
Em um primeiro momento, é natural imaginar que o investimento seja alto. Ainda assim, se faz preciso considerar o custo-benefício e, mais do que isso, a redução de custos que ele trará ao longo de sua utilização. Essa, inclusive, se apresenta pela melhor gestão dos ativos, investimentos mais certeiros e diminuição de falhas.
O Sistema de Gestão Integrada e ERP servem para qual tipo de empresa?
Uma dúvida bastante comum quando o assunto é a aplicação destas ferramentas diz respeito à empresa que irá utilizá-lo. A pergunta se dá mais pensando no tamanho da organização em questão e como o sistema poderá auxiliá-la. Assim, é bom compreender como este tipo de software pode ser útil em qualquer situação.
Pequenas empresas
Em organizações menores, investir em um Sistema de Gestão Integrada ou ERP é o começo de um processo. Aqui, o foco está em organizar suas informações e otimizar as atividades para possibilitar um crescimento sustentável. Há alternativas que se encaixam em qualquer orçamento, trazendo ótimos resultados mesmo a quem não domina a ferramenta.
Médias empresas
Quando o tema se refere a empresas de porte mediano, o foco do se torna outro. Nesse caso, a ideia é automatizar os processos e garantir informações mais corretas, apresentando assim um papel mais estratégico. Sua própria equipe, inclusive, passará a atuar de maneira mais certeira e focada no mercado e sua atuação.
Grandes empresas
Para finalizar, as grandes corporações apostam em um Sistema de Gestão Integrada e ERP mais robusto para suprir suas necessidades. Aqui é necessário tudo o que foi dito anteriormente; em especial para automatizar, otimizar e facilitar as mais diversas atividades. A grande preocupação está em aumentar a produtividade, reduzir custos e melhorar os resultados da empresa.
Como implementar um Sistema de Gestão Integrada em sua empresa?
O processo de implementação de um Sistema de Gestão Integrada e ERP não é simples, sendo preciso muito foco e atenção nesse momento. Da escolha do fornecedor ideal à capacitação de todos os colaboradores, diversas são as etapas necessárias para garantir um bom resultado.
O primeiro passo, então, é identificar as principais demandas de sua empresa para procurar parceiros no mercado que possam supri-las. Em seguida, há toda uma organização e preparação antes de se iniciar o projeto em si. Quando este começar de fato, é preciso que todos estejam em conjunto para buscar o melhor desfecho possível.
Para assegurar que o esforço seja recompensado, o mais indicado é contar com os melhores parceiros. E, para isso, a TIQS se apresenta como a solução perfeita para você e sua organização. Com mais de 10 anos de atuação, a empresa possui escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo. A companhia apresenta mais velocidade, maior praticidade e menor custo para você.
Tem alguma dúvida ou quer entender melhor as soluções da TIQS? Entre em contato e converse com especialista sobre sua situação. Com certeza descobrirá que há um produto ideal para sua necessidade.